terça-feira, 5 de maio de 2009

Unescos

Depois de alguns dias sem actualizar este blogue, recomeço hoje a deixar aqui mais alguns dos postais que tenho recebido.

Bamberg é uma pequena cidade francofonia no norte da Baviera, Alemanha. Passa pela cidade o rio Regnitz, que é afluente do rio Meno. O rio Regnitz divide-se na altura do centro da cidade em dois braços fluviais.

A cidade de Bamberg, documentada pela primeira vez em 902, conseguiu preservar seu carácter medieval ao longo do tempo. A cidade com sua história milenar, com seu centro histórico totalmente intacto, apresenta jóias arquitectónicas raras, que finalmente foram reconhecidas pela UNESCO como patrimônio mundial em 1993.

A decisão da UNESCO se baseia no fato, de que Bamberg até hoje apresenta de forma única as estruturas de uma cidade da Baixa Idade Média na Europa Central.

A Catedral de Santa Maria e Igreja de São Miguel formam um conjunto monumental românico, classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1985. Situam-se na cidade de Hildesheim, Alemanha.

Congonhas:

Situada a 70 km de Belo Horizonte, Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho. No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de 12 profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo. Além disto, as 6 capelas que compõem o Jardim dos Passos em frente à basílica representam a Via Sacra com belíssimas imagens esculpidas em cedro também por este grande artista barroco. Em 1985 todo este conjunto foi tombado pela UNESCO e transformado em Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Templo do Céu é um complexo de templos taoístas em Pequim, o maior do seu género em toda a República Popular da China. Foi construído no ano 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos (no Outono). Desde 1998 que é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

Está situado no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Pequim. O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial.

O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formadas por uma base rectangular que simboliza a Terra, rematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário