quarta-feira, 6 de maio de 2009

FI-537381

Hoje recebi este postal proveniente da Finlândia, enviado pela Anu e que curiosamente é um Unesco da Suécia.
Lulea:
É uma cidade no condado de Norrbotten, norte da Suécia, coordenadas 65°36′N, 22°09′E. A cidade tem uma população de cerca de 45.000 habitantes, e a comuna conta com 75.000 habit, constituindo a sede do condado de Norrbotten.

Luleå já era porto importante na época medieval, séculos XIII-XV.

Em 1621 recebe foral do Rei Gustavo Adolfo da Suécia.

A Aldeia paroquial de Gammelstad foi considerada em 1996 Património da Humanidade pela UNESCO.

Em 1887, um terrível incêndio destruiu a maior parte da cidade, poupando muito poucos edifícios. A catedral neo-gótica, dedicada em 1893, é o edifício mais alto da cidade, com os seus 67 metros de altura.


Fernando de Noronha ou Fernão de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal cuja sigla era FN. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.

Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris) que lá se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta.O único núcleo de povoamento em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha considerada um distrito estadual. É um local Unesco desde 2001.

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um ecossistema com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros [1], situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.


A Cordilheira de Altai, Montanhas Altai ou Maciço de Altai é uma cordilheira da Ásia Central, que ocupa territórios da Rússia, China, Mongólia e Cazaquistão. No Altai nascem os rios Irtysh, Obi e Ienissei. O término noroeste da cordilheira situa-se em 52º N e entre 84º e 90º E (onde se funde com as Montanhas de Sayan a Este), e estende-se pelo sudeste desde esse ponto até aproximadamente 45° N 99° E, perdendo altitude gradualmente e terminando no Deserto de Gobi.

O nome, do turco Alytau ou Altay, significa Montanhas de Ouro. A cordilheira é também conhecida como Ek-tagh.

O conjunto natural montanhoso encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade com o título Montanhas Douradas do Altai.


Sem comentários:

Enviar um comentário