sábado, 16 de maio de 2009

Joanesburgo

Joanesburgo (em africâner e inglês Johannesburg) é a maior cidade da África do Sul. Com cerca de 5,3 milhões de habitantes, é a quarta maior do continente africano (atrás apenas do Cairo, de Lagos e de Kinshasa), e é a capital da província de Gauteng bem como sede da Corte Constitucional Sul-africana. Está a uma altitude de 1753 metros acima do nível do mar. Foi fundada em 1886 com a descoberta de ouro na zona. Em 1900 tinha já 100 mil habitantes. É o maior centro industrial e financeiro do país.

Joanesburgo tem uma das 40 maiores áreas metropolitanas do mundo, e é a única cidade global africana. Apesar de as vezes ser confundida como capital da África do Sul, a cidade não é um dos centros políticos (apesar de Pretória, pertencer a sua região metropolitana).

Os habitantes locais apelidaram a cidade com o nome de "Jo'burg", "Jozi" e "eGoli". Devido à proximidade da cadeia de colinas de Witwatersrand, ricas em minerais, Joanesburgo é um centro de ouro e diamante em larga-escala.

De acordo com o censo de 2001, a população da cidade supera os três milhões. A área urbana é de 1644 km², resultando numa densidade de apenas 1,962 hab/km². Já a população da região metropolitana da Grande Joanesburgo chega a oito milhões. É em Joanesburgo que fica a township de Soweto, que ficou famosa por conta do apartheid.

O maior e mais movimentado aeroporto da África é o Aeroporto Internacional de Joanesburgo que, por conta disso, serve como principal portal de entrada para toda a parte meridional do continente africano. Este postal foi enviado pela Gisela Stegen.

Sem comentários:

Enviar um comentário