domingo, 24 de maio de 2009

Igrejas

Porque hoje é Domingo vou deixar aqui algumas da igrejas que me vão chegando:

Igreja do Carmo:

A Igreja do Carmo localiza-se no cruzamento entre a Praça Carlos Alberto e a Rua do Carmo, nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, na freguesia Portuguesa de Vitória, cidade do Porto.

De estilo barroco/rococó, foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, sendo o projecto do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada de cantaria, ricamente trabalhada, possui um portal rectangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália, rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelando influências do estilo barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.



Igreja Matriz de Válega
:


Tem como titular Santa Maria. A sua construção foi iniciada em 1746, tendo-se as obras arrastado por mais de um século. O edifício espaçoso e altaneiro apresenta frontaria com torre integrada à esquerda. O retábulo principal, do século XVIII, merece destaque, além da pia baptismal – a peça mais antiga dos começos do século XVI - executada em pedra ançã. No interior sobressaem as intervenções do século XX, nomeadamente, os tectos em madeira exótica, e os exuberantes revestimentos em azulejo - da Fábrica Aleluia de Aveiro - além dos vitrais – de Madrid.

Válega é uma freguesia portuguesa localizada no extremo sul do concelho de Ovar, distrito de Aveiro.
Ao por-do-sol a fachada da igreja, que fica virada para poente, parece que está incendiada por receber os raios do sol. Um verdadeiro templo dourado e que devido, sobretudo, aos azulejos que revestem a fachada vale a pena visitar.


Igreja de S, Sebastião (Manila)
:

A Basílica Menor de S. Sebastião, conhecido como a Igreja de S. Sebastião, em Quiapo distrito da cidade de Manila, Filipinas. É a sede da freguesia de São Sebastião e ao Santuário Nacional de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

A sua construção foi concluída em 1891. A basílica é notável por suas características arquitectónicas e é um exemplo de arquitectura neo-gótico, nas Filipinas, é reconhecida pela Unesco como a única igreja ou basílica em aço na Ásia. Em 2006, o templo foi incluído na lista provisória da Unesco para uma eventual nomeação como Património Mundial da UNESCO. Em 1973 ele foi designado como um Monumento Histórico Nacional pelo governo das Filipinas.



Sem comentários:

Enviar um comentário