quarta-feira, 22 de abril de 2009

Unescos Polónia e China

Hoje mais 2 Unescos na minha caixa de correio.
Da Polónia :
Zamość
é uma cidade no sudeste da Polónia com 66 633 habitantes (2004), situada na Província de Lublin (desde 1999), anteriormente era a capital da Voivodia Zamość (19751998). A cerca de vinte quilómetros da cidade localiza-se o Parque Nacional Roztocze.

A cidade é cortada pela linha ferroviária que ligava a antiga União Soviética com as minas de carvão mineral e enxofre da Alta Silésia e está a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Desde 14 de dezembro de 1992, o centro histórico da cidade faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Da China:
As Grutas de Mogao
Situadas num ponto estratégico ao longo da Rota da Seda, um local importantíssimo para o comércio assim como de influências intelectuais, culturais e religiosas, os 492 santuários em cavernas e grutas em Mogao são famosos pelas suas estátuas e pinturas rupestres, abrangendo cerca de 1000 anos de arte budista.

As Grutas de Mogao, situadas nos arredores da cidade de Dunhuang (no noroeste da China), contém 735 covas com mais de 45.000 metros quadrados de pinturas murais, o que as tornam o maior conjunto de arte budista do mundo.

Também conhecidas como as "Cavernas dos Mil Budas", as Grutas de Mogao foram escavadas no ano de 366, na encosta da montanha Mingshashan, e se estende, de norte a sul, por quase dois quilómetros. Ao mesmo tempo em que se esculpiam as esculturas exteriores, as covas interiores iam sendo preenchidas com as estátuas dos budas.



Sem comentários:

Enviar um comentário