quinta-feira, 2 de abril de 2009

Madeira

Hoje o dia é de dedicado à bonita ilha da Madeira,porque recebi hoje 3 postais enviados pela Umbelina uma amiga do Funchal aos quais junto outros que tinha em arquivo duma visita que fiz aquela ilha há uns anos atrás .

Santana
Um aspecto do Parque da Queimadas


Levadas:
Atravessada por uma cordilheira montanhosa, cujo pico mais alto - Pico Ruivo - atinge os 1862 metros de altitude, a ilha da Madeira dispõe de um clima subtropical durante todo o ano que permite realizar passeios a pé ao longo das magnificas Levadas de água construídas desde o século XVI. As famosas levadas, que cruzam todo o comprimento e largura da Madeira, constituem engenhosos sistemas de irrigação compostos por cerca de 2000 km de canais e 50 km de túneis. Estas foram a forma encontrada para aproveitar a água que cai predominantemente a norte. Os ventos de nordeste empurram as nuvens contra as altas montanhas provocando na encosta norte precipitação que pode chegar aos 2 metros por ano.

Ao calcorrear estas obras primas de esforço humano, podemos contemplar uma das maiores relíquias da natureza qualificada pela UNESCO como Património Mundial : falamos naturalmente da Laurissilva onde encontramos o reduto de uma variedade de Flora única no mundo. Destaque-se as Laurássias, as Urzes Molares, Folhados, Pau Branco, Figueiras do Inferno entre muitas outras. Algumas destas plantas são endémicas pois não podem ser encontradas no seu estado selvagem noutro local do globo, outras são comuns apenas ás ilhas da Macaronésia – Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

Funchal:

2 aspectos do fresco jardim que circunda a igreja do monte.

Câmara de Lobos:

É uma cidade portuguesa na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira,com cerca de 16 800 habitantes.

É sede de um pequeno município com 51,82 km² de área e 34 614 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de São Vicente, a nordeste por Santana, a leste pelo Funchal e a oeste pela Ribeira Brava, sendo banhado pelo Oceano Atlântico a sul. O concelho foi criado em 1835 e a vila foi elevada à categoria de cidade a 2 de Agosto de 1996. Neste concelho é produzido o universalmente famoso Vinho da Madeira.


Ribeira Brava:

A 15 km do Funchal, o Município da Ribeira Brava tem um património cultural do qual fazem parte a igreja matriz, o Forte, o Museu Etnográfico da Madeira (instalado num antigo solar rural) e dois pequenos núcleos museológicos - um, dedicado à arte sacara, acolhe o tesouro da igreja matriz.




Santana é considerada uma das freguesias mais pitorescas e características da Ilha da Madeira, não só pelas suas majestosas paisagens florestais, constituídas em grande parte pela Floresta Laurissilva, classificada como património da humanidade, como também pelas suas casas de colmo.
Calcula-se que as casas de colmo sejam vestígios das construções primitivas, feitas de madeira e de colmo e que se encontravam por toda a ilha. A plantação e boa produção dos cereais e madeira permitiam ao homem recorrer, nesses tempos, a estes meios para construir as suas habitações.

Bordadeiras:

Verdadeiro ex-libris da ilha, os Bordados da Madeira, de qualidade e beleza internacionalmente reconhecidas, são peças de grande delicadeza e perfeição, executadas à mão por artistas madeirenses. Os bordados são trabalhados nos melhores tecidos de linho e algodão, em roupas de mesa, de cama e de bebé.









1 comentário: